sexta-feira, 1 de abril de 2011

ABRIL: Pequena Mostra do Cinema Brasileiro Moderno

++++++++++++++++++++++++++++++++++

O pagador de promessas - 06/04

Zé do Burro, é assim chamado porque promete, diante da doença de seu animal, carregar uma Cruz até Salvador, se o bicho se recuperar. Além de dividir sua terra entre os mais pobres. O burro fica bom e Zé, junto com a mulher, ruma para Igreja de Santa Bárbara. Lá, o padre local não aceita a cruz, por se tratar de uma promessa de burro. Os jornais descobrem o acontecido e acusam Zé de agitador da Reforma Agrária. Um confronto acontece entre polícia e manifestantes, na frente da igreja. Zé morre e seu corpo é levado na cruz para a igreja que o rejeitou.

Ano: 1962

Diretor: Anselmo Duarte

Duração: 95 min


O bandido da luz vermelha – 13/04

Um assaltante que prende as vítimas e conversa por horas com elas, para depois fugir escandalosamente. Este é Jorge, que rouba casas em São Paulo. Uma de suas técnicas exóticas é assaltar com uma lanterna vermelha. Conhece Janete Jane, um político corrupto e outros assaltantes. O fim de sua carreira criminosa chega com o suicídio.

Diretor: Rogério Sganzerla

Ano: 1968

Duração: 92 min


Pindorama – 20/04

Terra das palmeiras. O tupi-guarani traduzido dá nome ao filme, que é uma hipérbole da criação da nação-Brasil. Por volta do século XVI, numa pequena cidade fictícia da colônia-Brasil, as três raças originárias povoam os conflitos da trama. Arnaldo Jabor filmou a película no auge da repressão e da Ditadura Militar. Conorreu ao prêmio de Cannes em 1971.

Diretor: Arnaldo Jabor

Ano: 1970

Duração: 75 min


Bye Bye Brasil – 27/04

A Caravana Rolidei cruza a Amazônia com destino à Brasília. Os artistas que a compõem encenam espetáculos que substituem as imagens da televisão, que ainda não chegara às camadas mais pobres do país. Participam do filme de Cacá Diegues, Betty Faria, José Wilker, Fábio Junior e Zaira Zambelli. Todos artistas ambulantes que levam alegria ao povo com suas histórias.

Diretor: Carlos Diegues

Ano: 1979

Duração: 105 min

Nenhum comentário:

Postar um comentário