segunda-feira, 25 de abril de 2011

MAIO - Cinema Contemporâneo Brasileiro

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Terra estrangeira – 4/5

Paco, filho de mãe portuguesa, deseja visitar as terras lusitanas. O confisco de Collor o deixa sem dinheiro, e após a morte da mãe, ele aceita levar uma encomenda para Portugal, em troca do custeio da viagem. O embrulho é do enigmático Igor. Lá, perde o pacote, conhece Alex, garçonete brasileira, e Miguel, músico contrabandista e viciado em heroína. Paco foge para a Espanha e é perseguido por bandidos que buscam a encomenda perdida. Um violino folheado de diamantes que fora embrulhado ocultamente para não levantar suspeitas. O filme cutuca a solidão vivida pelos imigrantes.

Ano: 1995

Duração: 100 min

Direção: Walter Salles e Daniela Thomas


Cronicamente inviável – 11/5

As situações desse filme vão passar por um restaurante num bairro nobre de São Paulo. O dono, é sarcástico e refinado. A gerente, encantadora e misteriosa. Dominação e opressão são analisadas por um escritor que atravessa o país. Insubordinação e descendência européia são encarnadas por um garçom. Caridade e preocupação social são levantadas por uma carioca rica. O marido racionaliza as problemáticas brasileiras. Seis personagens vivenciam, e por meio da sua rotina, imprimem as dificuldades de se sobreviver na caótica sociedade brasileira atual. Suas classes sociais e posturas diferenciadas, não os livram de certos percalços.

Ano: 2000

Duração: 102 min

Direção: Sérgio Bianchi


Dias de Nietzsche em Turim – 18/5

Ganhador do Prêmio Bastone Bianco, entregue somente a Stanley Kubrick, Jean Luc Godard e Abel Ferara, Dias de Nietzche em Turim narra os momentos do filósofo alemão Friedrich Nietzsche quando esteve em Turim, cidade italiana. Sob direção de Júlio Bressane, o filme consagrou o cineasta brasileiro. O roteiro escrito pelo casal Bressane, já tinha sido estudado por Rosa Dias, mulher de Júlio, que havia escrito inúmeros artigos sobre o filósofo.

Ano: 2001

Duração: 85 min

Direção: Júlio Bressane]


Brasília 18% - 25/11

Um legista renomado, Olavo Bilac, é convocado à Brasília para identificar o corpo de uma jovem assassinada, Eugênia Câmera. Augusto dos Anjos, namorado da falecida, é principal suspeito do crime. Se o cadáver for de Eugênia, o namorado vai pra cadeia. Esse é o desejo de políticos acusados por Augusto. E assim, fazem pressão sobre o legista. Abatido por uma viuvez recente, Olavo começa a amar Eugênia ao vê-la em reportagens e fotos. Conclui que o corpo não é dela. Estaria Eugênia viva, ou o médico apaixonado feriu a objetividade científica?

Ano: 2006

Duração: 102 minutos

Direção: Nelson Pereira dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário